quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Residência Universitária e sua importância para a vida acadêmica

A Residência

            A residência universitária não é somente um espaço físico, mas algo muito mais além, marcado pela transição cultural e social do estudante, que passa a ter um convívio com várias culturas e estilos diferentes, despertando o universitário para a coletividade e a produção acadêmica. Ambiente este que busca apoiar os alunos em seus objetivos e auxiliá-los nas conquistas profissionais.

Residente?

            Primeiramente um "lutador", que visando sua construção profissional e intelectual se distancia dos familiares e passa a viver coletivamente, criando muitas vezes novos laços de amizade e companheirismo com o intuito de amenizar a saudade de sua terra natal. Um povo que tem suas vidas marcadas por lutas, tendo que romper as barreiras culturais e sociais, esquecendo as diferenças e seguindo a trajetória de vitórias. Nenhuma dificuldade é vista como obstáculo, mas como um aprendizado necessário para formação profissional e do próprio ser social.
            Residentes não são uma classe, e sim uma fase importante para o aprendizado de um indivíduo de como o companheirismo e a luta geram vitórias para toda a comunidade, desta família surgem muitos dos bons profissionais de amanhã nas diversas áreas de pesquisa e extensão, dos formadores de opinião e cultura.
            Olhando ainda mais longe, podemos encontrar muitos de nós em laboratórios e centros da universidade, recebendo prêmios e reconhecimento externo, inclusive em centros acadêmicos internacionais.


Coordenação da Residência Universitária Masculina e Feminina Campus I – RUMF
Gestão “Reformando para Melhorar”

3 comentários:

Hellockston Química(bach) disse...

Como faço para poder entrar na residência?
e os documentos necessários e o dia das inscrições para as seleção das vagas?

Residência Unida disse...

Boa tarde, as inscrições e a seleção para novos residentes são abertas normalmente pela COAPE no início de cada período.
O edital deste semestre ainda não foi publicado, continue acompanhando o Blog que informaremos sobre o edital do período 2011.1.
Com relação a documentação exigida, em breve estaremos publicando a lista com os prováveis documentos, tendo em vista que a página ainda está construção.

Unknown disse...

PARABENS RESIDENTES POR SEU BLOG, FICOU MAIS FACIL PARA QUEM NAO CONHECE A RESIDENCIA;

BOA IDEIA

Postar um comentário